quarta-feira, 5 de maio de 2010

Introdução


Dança são movimentos previamente estabelecidos denominados coreografia, ou movimentos improvisados denominados dança livre, realizado pelo corpo. A cadência dos passos predomina na maior parte dos casos durante a dança, ocorrendo expressão de sentimentos ao compasso da música.

A dança ao longo dos tempos foi perdendo a particularidade teatral e se enquadrando mais como manifestações culturais tendo caráter de divertimento ou cerimônia para entreter o público, havendo o auxílio da dança ou não.

A história da dança é marcada no começo pelo balé clássico, que mostrava as transformações sociais da época. Após anos foi sugerida a mudança de movimentos da dança, adotando o nome de Dança moderna, que buscava expor o expressionismo, o movimento do corpo em relação à natureza, entre outros elementos. Teve como principais precursores Isadora Duncan, Ruth Saint-Denis e Jacques Dalcroze.

A dança contemporânea aparece como a junção dos movimentos do balé com os movimentos da dança contemporânea tendo auxílio de possibilidades tecnológicas, teve influência do individualismo, urbanização, mídia e teatro.

Ewerton Nelles Vieira de Queiroga


Desenvolvimento pessoal

Meu nome é Ewerton Nelles Vieira de Queiroga, tenho 19 anos. Nasci na cidade de Sousa-Pb no dia 16 de novembro de 1990. Com poucos dias de nascido fui morar em Patos – Pb, cidade a qual mora minha família. Gosto muito de fazer amizades, sou uma pessoa de bom convívio, gosto muito de estar na presença da família e dos amigos, às vezes sou bem cabeça dura, quando “pisam no meu calo” sai de baixo. Tento sempre escutar as pessoas antes de dar minha opinião, tento não me meter nas vidas alheias. Sou muito extrovertido, desde criança sempre fui muito brincalhão, sempre muito alegre com tudo e com todos.

Estudei apenas em duas escolas na minha vida, o fundamental 1 foi no Instituto Educacional Maria do Socorro, e o fundamental 2 e o ensino médio no Monsenhor Manuel Vieira, está por sinal é uma escola pública conhecida por “Cepa” devido ao seu antigo nome, ambas na cidade de Patos. Terminei o ensino médio em 2007, onde prestei apenas um vestibular na UEPB para o curso de Administração, onde não obtive êxito, pois não tive muito empenho, pois antes mesmo de fazer a prova, vi que aquilo não era bem o que eu queria. No ano de 2008 fiz um cursinho e prestei vestibular para as duas universidades, a UFCG onde tentei o curso de ciências da computação, onde fiquei apenas na lista de espera, e na UFPB para o curso de Educação Física, onde consegui passar. Devido ao curso tive que me mudar para João Pessoa, a cerca de um ano estou morando na cidade. No começo foi muito difícil para mim, pois tive que abrir mão do convívio da minha família e de amigos, pensei algumas vezes em desistir do curso, pois estava sentindo uma pressão muito grande, ter que morar em outra cidade, que maior parte da minha vida vinha só a passeio, ter que morar sozinho em um apartamento, onde essa foi a pior parte.

Hoje já estou um pouco adaptado, devido a ajuda da família e de amigos, em especial 3 da faculdade, Alysson, Thiago e Fabrício, onde me deram muita força pra conseguir segurar a barra que seria o curso e a moradia em outra cidade. Hoje estou no terceiro período do curso de Educação Física na Universidade Federal da Paraíba.

Desenvolvimento Profissional

Com relação a área da Educação Física, tive uma experiência no programa realizado pela Prefeitura de João Pessoa denominada “Dia do Desafio” que teve como objetivo realizar atividades com funcionários de empresas, para quebrar a rotina diária de trabalho e realizar um pouco de exercício físico.

Em relação à Dança não tive experiência ainda, mais não descarto a possibilidade de atuar na área, pois para mim, a dança é algo muito interessante.

Desenvolvimento Acadêmico

Em relação à disciplina de dança, estou gostando bastante, uma disciplina interessante, as aulas práticas são bastantes divertidas. Até o momento está um pouco complexo devido ser muitas pessoas envolvidas, muitas épocas a ser estudadas. Isso é o que está dificultando um pouco a disciplina.

Alysson Simões Bezerra


Desenvolvimento pessoal

Meu nome é Alysson Simões Bezerra, tenho 19 anos, sou natural da cidade de Patos-PB, mas atualmente moro na cidade de João Pessoa também na Paraíba com minhas irmãs (Alana e Alinne), terminei o ensino fundamental e médio no colégio Vera Cruz em Patos. Passei no primeiro vestibular que fiz, hoje faço faculdade de educação física (bacharelado) na UFPB. Gosto de praticar esportes e principalmente de fica com as pessoas que gosto. Meus principais hobby’s são jogar futebol e vídeo-game com meus amigos.

Tenho como religião o catolicismo. Já fui coordenador de obras missionárias da igreja. No tempo que morei em Patos, joguei por 5 anos nas divisões de base do Nacional, o principal time da cidade.

Desenvolvimento profissional

Tenho como experiências profissionais uma participação no “Dia do Desafio”, dia em que foi proposta a todas as pessoas fazer pelo menos quinze minutos de exercícios físicos.Trabalhei também na Maratona Noturna da Cidade de João Pessoa e em uma corrida do Circuito Brasil de Meia Maratona.

Desenvolvimento acadêmico

Em relação ao meu desempenho acadêmico tenho a expectativa de aprender movimentos simples e também específicos da dança, procurando obter mais conhecimentos da dança em outras é poças.

Thiago de Melo Brito


Desenvolvimento Pessoal

Eu, Thiago de Melo Brito natural de João Pessoa, onde nasci em 21 de julho de 1991, moro com meus pais, Ângela Maria de Melo Brito e Clodomiro da Silva Brito, onde que com eles mantenho uma ótima relação, aos 5 anos de idade fui morar em Santa Rita, onde moro até os dias atuais, hoje aos 18 anos cursando na UFPB o curso de Educação Física Bacharelado, onde estou no 3º período, apesar de estar estudando, mantenho trabalhos numa comunidade católica onde coordeno um grupo de jovens e alem disso sempre me mantenho a disposição da comunidade com trabalhos extras. Brincalhão e um pouco palhaço, gosto de fazer e manter minhas amizades principalmente quando estas são verdadeiras. Fanático por futebol e torcedor do flamengo, sempre gosto de estar atualizado sobre o esporte.

Desenvolvimento Acadêmico

Apesar da área de Educação Física ser vasta, não participo de nenhuma atividade relacionada ao curso ou a profissão. Ate então participei de um programa feito pela prefeitura de João Pessoa, “O dia do desafio”, cujo objetivo era fazer com que as pessoas fizessem exercícios físicos ou praticas esportivas, ao mesmo tempo para chegar a um numero indeterminado de pessoas praticado exercício físicos no dia.

Com relação à dança, acho que no inicio fui muito bem, mas, conforme a matéria foi se aprofundando sentir um pouco de dificuldades, mas tenho certeza que ao fim da disciplina estarei preparado para exerce qualquer atividade relacionada ou com o tema dança.

Desenvolvimento Profissional

Mesmo estando um pouco longe do fim do curso espero concluir o mais rápido possível, contudo isso pretendo especializar-me em varias áreas mesmo estando com muitas duvidas sobre quais seriam essas áreas, apesar de fanático por esportes e principalmente futebol, não sei se essa seria ou será a melhor opção pra mim num futuro profissional.

Relação entre Dança e Educação Física


A dança

Para Saviani 1991 afirma que ”saber produzir historicamente, reconhecendo suas condições de produção, principais manifestações e atuais transformações. A conversão do saber objetivo em saber escolar, para que seja assimilado pelos alunos nos espaços e tempos escolares e que não assimilem somente enquanto resultado, mas processo de sua produção bem como as tendências de transformação”.

A educação física

Na escola a educação física tem como principais objetivos são fazer com que os alunos tenham “consciência do real valor da atividade física, do movimento à vida do ser humano”.

A dança diferencia-se da educação física na área de conhecimento específico, mas assemelham-se pelo fato de tanto os profissionais de danças quanto os de educação física poder ensinar dança da escola.

Importância da Dança na Educação Física


A dança procura através do corpo uma possibilidade de estabelecer múltiplas relações com outras áreas do conhecimento, estando presente nas salas de aulas, contemporaneizando, analisando e discutindo sua contextualização.

Entretanto para que a resposta curricular tenha o efeito desejado pelo professor, enriquecendo sua prática e servindo como instrumento transformador, e necessário que este aceite propostas já pré-determinadas sem antes “questioná-la, compreende-la modificando-a e adaptando-a sempre que necessário” (Barbosa, 2001, p.93).

Para Giffoni (1973, p.15) a prática da Educação Física "(...) completa e equilibra o processo educativo" e acrescenta como opção nesta área "(...) a dança em todas as suas formas de exercício" destacando que a mesma apresenta-se como uma das atividades mais completa, além de concorrer de forma acentuada para o desenvolvimento integral do ser humano.

Relação entre Ritmo e Movimento


Ritmo é uma palavra que vem do grego Rhytmos que significa aquilo que flui. O ritmo está presente em tudo na vida do ser humano.

Ritmo é o tempo em que demora a se repetir qualquer fenômeno repetitivo, mas a palavra é normalmente utilizada para falar do ritmo da dança, da música, ou da poesia, onde se designa a variação sendo ela explicita ou implicita da duração de sons com o tempo.

Movimento é qualquer expressão realizada pelo corpo, Podemos considerar o movimento como uma alteração do corpo em diversos segmentos do espaço, também como, uma característica de todo ser vivo, seja ele animal ou vegetal. Através do movimento podemos expressar o ritmo, dançar a melodia passada pela música.

Ritmo e movimento então interligados uma na outra, pois as danças adequam, na sua maioria, os seus passos ao ritmo da música utilizada; é devido ao ritmo que dançarinos em geral irão adequar movimentos aquela música e ao tempo que deverão ser realizados os movimentos.

Balé Clássico


O balé surgiu das danças cortesã e mourisca. Eram grupos de figurantes faziam suas entradas, usando alguns trajes bizarros na caracterização de seus personagens. A dança acontecia entre intervalos, e cada grupo realizava sua apresentação e por fim todos se reuniam para a dança final.

Com a mudança do pensamento medieval ao renascentista a sociedade iniciava a produzir manifestações culturais próprias, este período foi caracterizado de etnocentrismo, ou melhor, humanismo.

Na idade média, ou seja, no século XVI, a igreja já não possuía a força política de antes, agora todo o status pertencia à nobreza, com seus castelos luxuosos e grandes exércitos a sua disposição.

No século XIX o balé clássico vai se aperfeiçoando de tal forma, que as escolas vão se consolidando na Rússia, Itália, França e Inglaterra. Até hoje esses países e entre outros como Cuba, Estados Unidos, China, mantêm tais escolas e técnicas desenvolvidas até hoje, essas técnicas são visando um melhor desempenho de técnica e de estética distinta do balé clássico.

Os espetáculos ganharam maior dramaticidade na Itália e os temas da mitologia clássica substituíram os dos romances medievais. A dança passou a ser executada por bailarinos profissionais e transformada em espetáculo público.

O Balé se caracterizar por possuir três fases: Romântica, Moderna e Contemporânea.

Dança moderna

A dança moderna surgiu no início do século XX e seus pioneiros procuravam maneiras modernas e pessoais de expressar como se sentiam através da dança.

Modificaram totalmente a filosofia da dança, o seu vocabulário e seus movimentos. Teorias foram desenvolvidas e escritas sobre a dança, a criatividade era a base da dança.

Tomando por base a liberdade expressiva do corpo, a dança moderna reflete o contexto histórico que a gerou: o de um mundo governado por máquinas, no qual o ser humano se debate em busca de novas relações consigo mesmo e com a sociedade.

Entre os que começaram este movimento estão as americanas: Isadora Duncan, Ruth St Denis; o suíço Emile Jacque Dalcrose e o húngaro Rudolf von Laban.


Isadora Duncan- Inspirava sua dança nas figuras encontradas nos vasos gregos, onde fontes algumas fontes afirmam, serem encontradas no Museu do Louvre; já outras fontes informam que tais vasos foram vistos pela bailarina no museu britânico.

A idéia de Isadora era completamente fora do usual, com movimentos improvisados e também com movimentos inspirados na natureza como o vento, plantas e etc. Os pés descalsos e o cabelo solto faizam parte de sua personalidade, com vestimentas leves e tunicas, assim como as figuras dos vasos.

Ruth St Denis- Era denominada "The first lady of american dance" (A primeira dama da dança americana), faz chegar definitivamente o nascimento da dança moderna. Queria reencontrar o espírito de países e de técnicas de dança que quase nada conhecia. Apenas via vestígios das culturas pelas quais se interessava e a partir delas imaginava uma nova técnica na qual podia se dizer nova, pois cada movimento encontrava seu ponto motor no tronco. Ruth aprofundou-se na idéia de que dançar é exprimir a vida interior.

Criou a escola Denishawnschool juntamente com seu marido Ted Shawn na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, onde se dedicou grande parte do seu tempo a escola.

Emile Jacque Dalcrose- Foi o criador de um sistema de ensino rítmico musical através de passos de dança, que se tornou mundialmente difundido a partir da década de 1930. Criou uma inusitada, inovadora e polêmica forma de ensinar o solfejo através de movimentos corporais. Sua ousadia não foi implementada sem provocar ondas de críticas na conservadora Genebra. Seus alunos exprimiam-se através de movimentos que realizavam descalços; alguns viam estas evoluções nada menos como “o pior espetáculo da decadência”. Foi assim que, há cem anos, os “passos Jaques”, como vieram a ser conhecidos, tiveram início. Depois disso, a Rítmica passou a ser um estudo corrente em todas as escolas de música do mundo.

Rudolf von Laban- Laban foi um dançarino, coreógrafo e uma dança / movimento teórico. One of the founders of European Modern Dance, his work was extended through his most celebrated collaborators, Mary Wigman, Kurt Jooss and Sigurd Leeder. Um dos fundadores da Dança Moderna Europeia, o seu trabalho foi ampliado através de seus colaboradores mais famosos, Mary Wigman, Kurt Jooss e Sigurd Leeder. Através de seu trabalho, Laban elevou o status da dança como uma forma de arte, e sua exploração na teoria e na prática da dança e do movimento transformaram a natureza da bolsa de dança. Tinha por objetivo desenvolver um método provando que o movimento corporal determina todas as formas de arte, pois carrega a energia básica para qualquer modo de expressão.

Martha Graham- Martha buscava uma forma de expressar-se mais livrimente, então criou a Martha Graham Dancy Company, uma das mais antigas e conceituadas escolas de dança da América. Para Martha, o ser humano é a finalidade da ação coreográfica, confrontando com os problemas atuais do mundo. Buscou o movimento do espírito nas profundezas da alma, para mergulhar no desconhecido do ser. Queria, em seus espetáculos, que o espectador não somente acompanhasse a ação, mas penetrasse no mito e extraísse dele os elementos que lhe tenham relação consigo mesmo, que o identificasse aos heróis. Dizia que o gesto fundamental está no tronco e as duas palavras chaves de suas técnicas seriam tensão e relaxamento, contrair os músculos e soltar a energia muscular. O tronco é o centro do movimento que se expande para fora e para os outros músculos, até os membros. A força do gesto acontece em torno da força da emoção. O bailarino se transcende, a partir do movimento tem perspectivas espiritualistas e treinamento nervoso e corporal bem definido.

Contextualização das Aulas Práticas

1ª Aula Pratica

Na primeira aula trabalhou-se com ritmos e movimentos, para esta aula utilizou-se de copos e garrafas com arroz pela metade.

Nesta aula trabalhou com seqüências rítmicas onde foram acrescentados movimentos e a partir disso formaram se grupos para apresentação de seqüências desenvolvidas pelos componentes destes grupos, está parte foi desenvolvida a partir da musica infantil, “viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu”.

Na outra parte com a utilização das garrafas com arroz pela metade, se desenvolveu movimentos livres porem rítmicos com a música, “O xote das meninas”.

2ª Aula Pratica

Na segunda aula foram trabalhados movimentos livres com utilização de garrafas de dois litros, em duplas, uns dos componentes faziam o papel de um boneco de pano, em posições livres.

3ª Aula Pratica

Na terceira aula teve a introdução ao balé, onde foram apresentadas posições e passos, estes passos e posições foram feitos hora individual na barra e hora em duplas.

Conclusão

Este trabalho tem como objetivo principal esclarecer nossos objetivos na disciplina, no curso, nossa visão profissional e nos apresentarmos. Em relação ao que foi postado temos a consciência de que a dança além de tratar de movimentos, de posições e ritmos, vimos que ela tem grande valor cultural, pois através da dança aconteceram fatos históricos, que graças a ela tiveram seus movimentos abordados. Dança não é mera expressão, não é só movimento, dança é cultura, dança é arte.

Anexos

Bibliografia

  • Parâmetros curriculares nacionais: educação física / Secretaria de Educação Fundamental. - 2. ed. - Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
  • Metodologia do ensino de educação física / coletivo de autores. - São Paulo: Cortez, 1992. - (Colégio magistério. 2" grau. Serie formação do professor)
  • MENDES, Míriam Garcia. A Dança. São Paulo: Ática, 1987.