quarta-feira, 5 de maio de 2010

Introdução


Dança são movimentos previamente estabelecidos denominados coreografia, ou movimentos improvisados denominados dança livre, realizado pelo corpo. A cadência dos passos predomina na maior parte dos casos durante a dança, ocorrendo expressão de sentimentos ao compasso da música.

A dança ao longo dos tempos foi perdendo a particularidade teatral e se enquadrando mais como manifestações culturais tendo caráter de divertimento ou cerimônia para entreter o público, havendo o auxílio da dança ou não.

A história da dança é marcada no começo pelo balé clássico, que mostrava as transformações sociais da época. Após anos foi sugerida a mudança de movimentos da dança, adotando o nome de Dança moderna, que buscava expor o expressionismo, o movimento do corpo em relação à natureza, entre outros elementos. Teve como principais precursores Isadora Duncan, Ruth Saint-Denis e Jacques Dalcroze.

A dança contemporânea aparece como a junção dos movimentos do balé com os movimentos da dança contemporânea tendo auxílio de possibilidades tecnológicas, teve influência do individualismo, urbanização, mídia e teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário